Voltando no Tempo

Voltando no tempo - Cine teatro Coliseu

O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, guarda em seu acervo imagens que são verdadeiras preciosidades sobre o passado de São Leopoldo e de toda a colônia alemã do Rio Grande do Sul.
Selecionamos esta imagem para ilustrar a coluna pelo simbolismo que ela nos traz. A época deve ser entre 1900 e 1910. O evento está ocorrendo no Cine Teatro Coliseu, que o foi o primeiro cinema da região. Antes dele, já eram passados filmes nos salões da Sociedade Orpheu, por companhias ambulantes, com eletricidade fornecida por cabos que vinham da serraria Feldmann, distante uns 200 metros, onde havia um gerador. Não temos informações precisas deste evento mas com certeza trata-se de um festejo onde as crianças estão homenageando seus antepassados pois todos estão vestidos com trajes típicos.
Percebe-se nesta foto a preocupação que havia com a educação, tradição e cultura.
Desde 1870 existia na Sociedade Orpheu, fundada em 1858, um departamento de teatro. Havia o cargo de diretor de palco e além de peças teatrais vindas da Europa, ocorria a noite do teatro da família, onde eram apresentadas peças pelas próprias famílias de associados.
Foi com o surgimento do cinema e do rádio que este costume foi caindo em desuso.

*José Carlos Eggers

 

* Presidente do Museu Histórico Visconde de São Leopodo

 

 

 

 

 

 

 

 


>>Voltando no tempo - Cine teatro Coliseu