Galeria de Postais


O bilhete postal foi o precursor do cartão postal. O primeiro bilhete postal foi emitido pela Áustria em 1869 ( o famoso "Corrrespondez- Karte " ).

Em seguida começaram a aparecer bilhetes postais ilustrados e depois apareceram os cartões postais ( cêrca de 1870 ).. Nosso interesse nessa introdução para a apresentação de parte do nosso acervo de postais ligados à imigração alemã , prende-se ao desejo de mostrar a História que os cartões representam. Muitas pessoas não mensuram o valor histórico que um pequeno pedaço de papel, geralmente medindo 14 x 9 cm, pode ter como fonte de resgate de um passado não tão distante e rico em informações. Graças à fotografia, os postais passaram a resguardar as imagens que não mais existem. Felizmente muitos foram preservados e assim continuam a contar e mostrar aos nossso fillhos e interessados de hoje o que aconteceu no passado no campo iconográfico, costumes, meios de transporte, comunicações, manifestações religiosas e políticas, etc.

Nosso museu abriga vasto acervo de fotos e postais todos voltados à imigração alemã e disponíveis para consulta a quem interessar possa. A incorporação de novos materiais depende do recebimento de doações que são sempre benvidas e que são sempre bem conservadas e fielmente guardadas.

Veja também as galerias de Galeria de Fotos, Exposições Itinerantes, Galeria de Objetos, Galeria de Bandeiras, Pinacoteca, Galeria de Fotos dos Eventos,