Histórico

 

O Instituto Histórico de São Leopoldo é uma  associação cultural, sem fins lucrativos, fundado e instalado em 25 de julho de 1975, com sede e foro na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul.

Pelos idos de 1972, quando a direção do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, instituição privada fundada em 1959, planejava sua nova sede, houve referência a uma sala destinada a um futuro Instituto Histórico. Telmo Lauro Müller  e Germano Oscar Moehlecke, então integrantes da diretoria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, integraram a Comissão estadual das comemorações do Sesquicentenário da Imigração alemã, o que contribuiu para a formatação do Simpósio de História da Imigração e Colonização Alemãs que teve lugar em São Leopoldo entre os dias 12 e 15 de setembro de 1974.  A partir de então, o grupo que organizou o Simpósio resolveu que o mesmo ocorreria a cada dois anos. A ideia de formação do Instituto Histórico de São Leopoldo tomou forma a partir da repercussão deste Simpósio.

Posteriormente, o Pe. Arthur Rabuske foi um dos entusiasmados que, em encontros de estudos no Museu Histórico, com o então diretor do mesmo, Telmo Lauro Müller, ajudou a dar forma à entidade, aderindo ao assunto ainda Germano Oscar Moehlecke, Klaus Becker e Carlos de Souza Moraes.

Depois de muitas reuniões da autointitulada "comissão organizadora" com vistas à elaboração do estatuto, à definição dos patronos das cadeiras inicialmente previstas, das indicações de nomes para sócios efetivos, ocorreu a instalação do Instituto Histórico de São Leopoldo nas dependências da Biblioteca Pública Municipal do município, sendo a data selecionada para tal o 25 de julho de 1975. Neste dia, houve a Assembleia Geral com os nomes indicados para compor o grupo de sócios efetivos, inicialmente em número de 20, atualmente ampliado para 30.

O Instituto Histórico manteve suas reuniões na Biblioteca Pública Municipal de São Leopoldo, até a transferência das suas atividades para o prédio do Museu, tão logo a primeira etapa da construção havia sido inaugurada.